A fiança é uma das modalidades de garantia locatícia mais utilizadas nos contratos de aluguel atualmente. No entanto, algumas exigências e a burocracia envolvida, tornam essa modalidade de garantia inviável para alguns inquilinos. Isso ocorre porque nem sempre é possível encontrar alguém que se disponha a garantir o pagamento de uma dívida de aluguel e cumpra os requisitos básicos para ser fiador. Para tornar mais acessível e facilitar o processo de alugar um imóvel, novas opções de garantia locatícia vêm surgindo no mercado.
A utilização do cartão de crédito é uma dessas opções que utiliza o limite do cartão como garantia, sem a necessidade de indicar um fiador. Diferente do modelo tradicional, o novo sistema tem aprovação imediata do cadastro, não exige comprovação de renda e reduz a burocracia. A Adquira Imóveis já oferece essa modalidade para quem deseja alugar imóvel em Ponta Grossa e possibilita que qualquer pessoa possa manter os pagamentos mensais em dia, sem necessidade de preencher papelada ou buscar assinaturas.
Nesse caso, quem se torna o fiador do contrato é a CredPago ou a Avalyst, ferramentas que possibilitam o parcelamento da cobrança. A garantia pode ser utilizada para locação de imóveis residenciais ou comerciais e é ideal para quem busca alugar casa ou apartamento em Ponta Grossa com agilidade. O locatário apenas precisa apresentar ao corretor da Adquira Imóveis os documentos pessoais e a última fatura do cartão de crédito. A análise é feita online e instantaneamente. Após aprovada, o corretor contrata o serviço e tudo é concluído em até 15 minutos, de forma rápida e segura.
Procurando pelo imóvel ideal? Conheça o catálogo de aluguel em Ponta Grossa da Adquira Imóveis.
Tipos de garantias locatícias: diferenças para conhecer antes de alugar imóvel em Ponta Grossa
Além da garantia locatícia por cartão de crédito, existem outras modalidades mais tradicionais que visam garantir o pagamento do valor do aluguel e outras despesas ao proprietário. A fiança, como citado anteriormente, é uma das mais comuns, mas que possui particularidades que impossibilitam o uso para alguns inquilinos. Ela exige uma análise minuciosa do perfil do fiador indicado pelo locatário, necessitando a comprovação de renda mensal superior a três vezes o valor do aluguel do imóvel, não estar registrado em sistemas de proteção de crédito, não ter inquilino e nem ser fiador de outro imóvel, possuir um imóvel próprio e assumir o pagamento da dívida do aluguel em caso de inadimplência. O depósito caução é uma alternativa menos burocrática de garantia locatícia. No entanto, representa um peso maior no bolso do inquilino, já que ele exige o depósito do valor equivalente a três meses de aluguel. Ao proprietário, esse modelo apresenta a desvantagem de não cobrir danos no imóvel, nem atrasos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxa de condomínio. Na modalidade de seguro-fiança, quem atua como fiador é uma seguradora, empresa para qual o inquilino deverá destinar 15% do valor do aluguel todo mês. Embora seja mais segura para o proprietário, já que o seguro-fiança cobre a dívida tanto do aluguel, quanto do IPTU e condomínio, torna-se uma opção mais cara para o inquilino. Por conta disso, a garantia locatícia por cartão de crédito torna-se uma opção mais acessível e menos burocrática, já que a CredPago e a Avalyst possuem uma taxa de apenas 10% no valor anual do aluguel. Essa nova modalidade também exclui a necessidade de um fiador e garante pagamento mais ágil no caso de inadimplência comparado ao seguro-fiança.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/especial-publicitario/adquira-imoveis/noticia/2021/02/24/alugar-imovel-sem-fiador-conheca-a-garantia-por-cartao-de-credito.ghtml
Comments